terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Tudo é mais fácil a cantar

Desde miúda que faço canções a torto e a direito.
Na escola e até na faculdade, quando a memória se saturava, punha a matéria em música e graças a esse engenho ainda sei os verbos transitivos, o plexo cervical e os músculos do pé. Cheguei a apresentar um trabalho a cantar na cadeira de genética, as beta talassémias, um tema que pouco tinha a dizer mas muito teve para cantar e que valeu ao meu grupo a bela nota de 19, sobretudo pela criatividade.


Durante o ano, bastantes pais e amigos me disseram com entusiasmo que eu devia fazer algo mais alargado, que chegasse a mais crianças. No entanto o tempo passou e também eu deixei passar.

No início do ano passado, quando a Mathilde ia começar a aprender a ler, fiz-lhe uma canção sobre os ditongos e ela cantou orgulhosamente na aula. 
Perante o entusiasmo da professora e da directora, e tendo em conta que é uma escola com um nível elevado de exigência, dei comigo a matutar que deveria, mesmo, fazer mais qualquer coisa. 

O Xav, prático, disse-me para ligar ao Francisco Vasconcelos, o director da Valentim de Carvalho.
Eu liguei e ele disse que sim :)
Eu pedi o Gimba como produtor e ele disse que sim :)

Falei com a professora da Mathilde que me explicou as dificuldades dos alunos destas idades pois é esse o meu interesse, facilitar-lhes a aprendizagem, e com a directora que me arranjou manuais.

Fiz trinta e uma canções em duas semanas e escolhi quinze para o primeiro volume.

Pedi ao Nuno Markl para me desenhar, assim como a Mathilde, a Manon e um amiguinho malandreco, um mini-Xavier a que chamámos Mathias, porque gostamos e se tivessemos tido um filho, teria sido, provavelmente, Mathias, e ele, o Nuno, com o seu pensamento em desenho animado, fez-nos maravilhosos.
A Patrícia Furtado, com o seu grande talento, fez o web design e ficou lindo.

O Gimba fez uma produção maravilhosa, como a sua imensa criatividade e a sua preciosa meticulosidade.

A Mathilde e a Manon participam, cheias de graça, o que me enche de contentamento, é essencialmente para elas que faço estas coisas.

Está, sem dúvida, um belo objecto que começará a rodar a partir de Janeiro no Panda com o primeiro videoclip, precisamente os ditongos.

Os temas vão dos nomes colectivos, ao aparelho urinário, passando pela adição, a lateralidade, o sistema solar, os meses, etc. Tudo temas escolares entre os 4 e os 8 anos. Tem uma canção para o recreio e uma de Natal.

Não é mais um disco para crianças. É um livro e um disco e quem sabe um dia será também um DVD, que ajuda as crianças a saber a matéria porque aprendem a cantar.
É bonito, é divertido, é didáctico e é útil.

Chama-se "As canções da Maria". Só podia :D e é a nova cartilha cá de casa. Estudar a cantar não custa nada.

Entretanto como o ano lectivo avança, já ando a cantar às meninas as outras que ficaram para outros eventuais volumes. Temas tão elaborados como a sílaba tónica e a palavra mágica, os problemas, os sentidos, pares e ímpares, as horas, etc.

Porque certo é que isto continuará, porque tudo é mais fácil a cantar!





14 comentários:

Sara disse...

Que maravilha!!! belíssima ideia. Que chegue às lojas depressa porque quero comprar. Já tinha pensado tantas vezes que gostava de ter esse talento para ensinar a cantar, mas não tenho. Obrigado por teres e o partilhares com quem não tem.

Beijos!

Olinda Dinis disse...

Que bom, Maria, os meus filhos vao aprender com as tuas musicas, pois claro!
Beijinho grande!

Unknown disse...

Como sua admiradora desde há muitos anos, desde as manhãs "companhia" da rádio comercial, e como professora do EB1º ciclo, gostaria de lhe agradecer por me ter dado uma fantástica ferramenta de trabalho para ajudar os meus alunos na memorização e automatização dos ditongos.

Tudo de bom para si e muita inspiração para as futuras composições musicais.

Um beijinho.

Rute Alves

( Maria, em umas filhotas lindíssimas! Felicidades! )

Ana Capelas disse...

Parabéns pela ideia!!! Acredito que não haja melhor ideia para as crianças aprenderem. Até eu estou a pensar aplicar nas minhas aulas de educação financeira, pois os meus alunos tem 7 e 8 anos e para eles muitas vezes é difícil aprenderem certas partes da matéria. Agora apenas falta a imaginação :).

Mais uma vez Parabéns.

Beijos

Confras disse...

Adorei a canção dos ditongos, Maria!!
E estou ansiosa por ver/ouvir as outras!

Mas não percebi bem quando é que sai o primeiro volume, nem quando é o site vai abrir... É só em Janeiro? Então e a canção do Natal???

Muito boa sorte para este novo projecto!

Bjitos!

Olinda Dinis disse...

Maria, muitos parabens pelo teu aniversario!
Desejo-te um dia feliz com tudo de bom.
Beijinho grande!

Sara disse...

Parabéns Maria! que passes um belíssimo dia! :)

Gilly disse...

Hoje a "minha" Maria faz aninhos. :-)
Trinta-e-onze primaveras, tão belas.

Beijo bom. Que tenhas um dia LINDO na companhia dos teus amores. Todos. :-)

:-*

Anónimo disse...

Gostava de saber a cifra desta música

Gilly disse...

Ó Mary... a canção é tão gira! :-D
Logo vou pô-la para as minhas meninas! :-)

Confras disse...

Muitos parabéns, Maria!

Espero que tenhas tido um dia muito feliz, certamente cheio de mimos das manas M!

Bjos!

G_ticopei disse...

Muitos parabéns!!! Pelo aniversário e pelas musicas!!! E com essa voz doce, todas as crianças vão aprender facilmente:) Bjinhos

M e M disse...

Muito e muito obrigada a todos!

eu disse...

Aqui em casa somos grandes fãs: pais e filho!
muitos parabéns Maria!