terça-feira, 19 de outubro de 2010

Presente do conjuntivo

Estavamos a cantar uma canção que eu fiz para ajudar a Mathilde e a Manon a memorizar a lateralidade, que a direita e a esquerda constituem problema difícil para o género feminino em geral e para mim em particular que sou o exemplo típico a quem se aplica a expressão "The other right", quando pelo meio da letra surge "um truque que me ajude" que a Mathilde cantava com insistência "que me ajuda".
- Que me ajude.
- Ajude?
- Sim, ajude.
- O que é isso?
- É o verbo ajudar, é como ajuda mas noutro tempo verbal (noutro modo seria o correcto porque o tempo continua a ser o presente mas já a ideia do tempo me deu trabalho a resolver, quanto mais?!, raça das miúdas que perguntam coisas que eu não consigo explicar assim à primeira!).
- O que é isso?
- O tempo verbal é o tempo em que tu fazes alguma coisa. Por exemplo hoje eu ajudo, é o presente, hoje. Ontem eu ajudei, é o passado, chama-se pretérito perfeito mas isso não é muito importante saberes agora, é só para explicar que foi no passado. Dantes eu ajudava, é outro tipo de passado, imperfeito. Se for amanhã é o futuro, amanhã eu ajudar...
- Ah! Tu ajudas muito!

Será? (futuro do indicativo, terceira pessoa do singular, se não me falha a memória)

Sem comentários: