segunda-feira, 11 de outubro de 2010

"Para mim"


Não aprecio Monsieurs Je-sais-tout-!, e acredito que tudo é relativo, passivo de polemização, discutível, diferente consoante a perspectiva, a sensibilidade, capacidade crítica, circunstância, etc, etc, etc, e que se pode até discutir e discordar do que acabo de escrever.

Assim, tenho por hábito, já bastante enraizado, não fazer afirmações sobre experiências minhas como se fossem experiências universais e acrescento sempre que possível e me pareça pertinente (que é quase sempre), um "parece-me" ou um "para mim" ou "imagino eu que", porque sei lá eu se é mesmo assim?!, "Parece-me", "para mim" é assim mas para os outros pode ser muito diferente.

Tenho pois, apesar de conhecer a pragmática, este afã semântico-neuro-linguístico, este e outros, que tenho uma costela Edite Estrela e passo a vida a corrigir os "Há três anos atrás" (como se hovesse três anos à frente!, há três anos!!, ou três anos atrás!!), os "Eu tenho um amigo meu" (ora se tens um amigo é porque o amigo é teu!), e diz-se o punho e não o pulso e etc, no fundo este meu fundo "Edítico-Estelar" é das poucas coisas onde não ponho um "parece-me" ;) embora, de qualquer forma, possamos sempre discutir o assunto, com a certeza porém de que dificilmente mudarei de ideias.

De há uns meses para cá a Manon começou a incluir nas suas afirmações sobre gostos e desgostos a expressão "para mim".
Na maior parte das vezes já não diz que não é bom ou que é mau. Diz "Não gosto. Para mim não é bom." e sublinha com a voz, o olhar e até o gesto o "para mim".

Não me dei logo conta. "Para mim" é tão usado por mim que nem estranhei e só há poucas semanas me capacitei desta pequena maravilha, "para mim", perdoe-se a repetição.
A minha Manon pequenina tem em conta que para os outros pode ser diferente e com isso fiquei muito contente.

Parece, se calhar, uma minhoquice de mãe ou de pessoa com-a-mania-que-tudo-é-relativo-e-com-um-fundo-Edítico-Estelar-para-além-de-um-afã-semântico-neuro-linguístico...
Pois, se calhar, parece. Mas "para mim" é uma pequena maravilha considerado e dito pela Manon.

Sem comentários: