terça-feira, 10 de novembro de 2009

Lar doce Lar

Durante a pré-escola não há TPC.
Assim pensava eu até ser mãe de pré-escolares.

Na verdade há TPC, só que são para a família toda.

O último que nos pediram, para a sala da Manon, foi desenhar a nossa casa, como quisessemos, usando os materiais que quisessemos.

Eu, que nunca gostei de trabalhos de casa, nem dos da escola nem dos domésticos já que o termo também se lhes aplica, fico sempre entusiasmada com os das nossas M & M, e este em particular apresentou-se-me como um desafio irresistível.
Cheguei a casa e declarei que faríamos, não um simples desenho, o que teria tornado a tarefa bem mais simples e de rápida execução, mas uma casinha em 3D, uma maquette.

Ideia ambiciosa e meia maluca agora que penso...
A nossa casa é uma complicação porque cheia de recantos. O papá dizia-me que o melhor era simplesmente fazer um bloco e pronto mas eu ná!, tem de ficar igual!!

Peguei nas plantas e fiz um molde em papel, uma trabalheira de duas horas com tanto papelinho que recortei, colei e agrafei.

Depois incumbi o "meu empreiteiro" de cortar o esferovite e colá-lo. Tudo isto ao longo de dias para o "cimento" ir secando e estabilizando a estrutura.

A seguir as manas pintaram a casa com guaches. Seguiu-se nova espera para a secagem.

Então, com arame e cartão, fiz as varandas e decks.

E por fim as janelas, flores, arbustos, árvores e vasos. (Quando cheguei aqui resolvi não cumprir a directriz "tem de ficar igual!!" porque com tanta obsessividade não saía dali. O exterior ficou aproximadamente igual:).)

Um dos pontos a cumprir no TPC era colocar fotografias dos membros da família nas janelas ou na porta e o nome.
Como a casa ficou uma miniatura bem mini, se optássemos por colar fotografias nesses lugares, as mesmas teriam de ser tão pequeninas que não se perceberia quem éramos. Assim escolhemos uma com os quatro e pregámo-la com um palito, qual parabólica, no cimo do telhado.
O nome ficou no muro e assunto arrumado. As nossas imaginação e paciência chegaram aqui e pararam, para descansar.

A Mathilde e a Manon perguntaram logo: "Então nós estamos no telhado?"
A resposta pronta: "Sim! Somos acrobatas e un peu fous!;).

Até porque só um pouco loucos nos teríamos aventurado a realizar semelhante obra.
Valeu a pena!

Agora está lá na escola, na sala da Manon.
Quando regressar no final do ano vou pô-la qual bibelot sobre um naperon de renda em cima da televisão. Porque não há nada como a nossa casa e é um privilégio viver nela.
Bom, talvez sem o naperon... até porque não dá para pôr em cima de um écran fininho.

Proporcionalmente esta casinha demorou quase o mesmo tempo a fazer que a nossa casa verdadeira. Mas pelo menos não fomos enganados, nem roubados;)

Apesar das agruras vividas à custa da verdadeira empreitada (E bolas!, que foram muitas e muito más!), valeu a pena!

Valeu e vale!
There´s no place like home. Pois!

3 comentários:

ACA disse...

Wooooooooowwww!!!

Estou mesmo impressionada! Está demais!!! E é mesmo gira.

Monica disse...

Espero que quando chegar à minha altura também me entusiasme assim. Por enquanto já tive que ajudar aos do irmão (este ano no 1º ano) e confesso com algum custo. Não gosto muito de trabalhos manuais, já em miuda não gostava. Sou aquela que em vez de conseguir colar seja o que for, cola mais depressa os dedos xD
Mas espero que com os meus filhos a vontade se renove e gosto nasça. ESperemos :)

***

BlueAngel aka LN disse...

Quando li naperon até me arrepiei lol Felizmente tiveste uma réstia de bom senso ufa!