segunda-feira, 13 de junho de 2011

O poder da bondade


As crianças não têm filtros como os adultos.
Tudo aparece em estado natural, espontâneo e genuíno. A bondade e a maldade. A generosidade e o egoísmo. A alegria e a tristeza. A tranquilidade e a agitação. A simpatia e a antipatia. A gentileza e o embirranço. Etc. e etc.
Na escola a Mathilde tem muitos amigos e, como em qualquer grupo, a luz e a sombra dão ares da sua graça e da harmonia passa-se ao conflito e novamente à harmonia e a roda vai rodando.

Há umas semanas, andava a Mathilde aborrecida com uma amiguinha que, segundo ela, por vezes lhe diz que não a quer nas brincadeiras ou que embirra, também segundo ela, dizendo-lhe coisas sem sentido e com argumentação palerma, dizia-lhe eu pela enésima vez que quando isso acontece, tendo ela tantos amigos, que não se rale e não dê importância, que se afaste e ignore.
Sempre de resposta pronta, surpreendeu-me um pequeno silêncio, atento, ponderando. Então, com o ar menos resignado do mundo, respondeu-me: "Eu não vou desistir! Eu não posso desistir!".
Não percebi e apressei-me a transmitir-lhe. Já não houve silêncio nenhum. "Tu disseste-me que eu tenho o poder da bondade e da gentileza. Eu não posso desistir."
Perguntei-lhe então se o que ela me estava a tentar dizer era que se ela fosse boazinha para a amiga, acabaria por conquistá-la e tudo ficaria bem.
"Sim. Eu não vou desistir."

Esta forma de resolver o mal pelo bem da Mathilde toca-me profundamente. Talvez porque me lembre de mim pequenina. Talvez porque ela tenha razão. Talvez porque há muitas razões possíveis. Talvez porque há muito muito tempo que deixei de dar a outra face sem hesitações. Talvez porque nem sempre dar a outra face seja o melhor. Talvez sei lá mais porquê.
O que é certo é que não a convencerei com conversa de mãe, nem de psi, nem de 40 anos, nem outra qualquer.
Porque ela não vai desistir. E a sua vontade toca-me profundamente.

Sem comentários: