domingo, 27 de março de 2011

Boião de Cultura



Nas mini-férias de Carnaval pusemos um pouco da cultura em dia.

Fomos ao Palácio da Pena em Sintra.



Nós, os pais, há 10 anos que não o visitávamos. As meninas já tinham ido com a escola mas sem o passeio no Monte da Lua que é o que mais me fascina sempre. Adoro. Encontro-lhe um ar de floresta encantada que me transporta para as lendas fantásticas com dragões e princesas.


(O Banco da Rainha)

Os castelos e palácios fazem-me alguma comichão. Esta coisa de não se poder tocar em nada e tudo ter um ar morto e estático não me encanta por aí além. O mais engraçado foi o comentário mais frequente das manas M - "A rainha não era nada gira..."

Daí que o passeio seguinte me tenha agradado pela interacção possível. Fomos pois ao Pavilhão da Ciência e do Conhecimento.







A Mathilde e a Manon gostaram imenso, sobretudo da teia de aranha.




Seguimos para o Museu dos Coches.


Pareceu-me igual ao que vi quando a minha mãe lá me levou há para aí uns 34 anos (Credo! 34!) e ainda têm aqueles mini-catálogos em harmónica que ela me comprou nessa altura.

As "carroças" agradaram às manas.
Já os quadros da nobreza arrancaram-lhes comentários semelhantes aos em Sintra dias antes. "Ai tão feia! Olha esta! Parece um homem! Mas não deviam ser bonitas?"
E os representantes do género masculino não foram poupados, tão pouco. "E este tão gordo! Era o rei? Não é nada bonito! Não gosto do bigode! Mas eles são todos assim feios?"

Gostos não se discutem e, no entanto, os mais bonitos, aos nossos olhos, morreram antes dos 20 anos ou muito pouco depois. Não sei se a selecção natural assim o quis, se não tiveram tempo de perder a beleza ou se lhes deram cabo do pelo porque não queriam cá dessas coisas na corte. Certo certo é que gente bonita na realeza não era coisa que abundasse.
Lá uma ou outra rainha consorte se evidenciava, mas linha directa népias!, tudo a precisar de um plástico que lhes fizesse um transplante de cabeça.

1 comentário:

JuhH disse...

As meninas estão tão grandes, a Manon então maior ainda do que da ultima vez que tinha visto o blog, parabéns as meninas são lindas. Desde Brasil!