domingo, 27 de março de 2011

"Resolvi fazer versos. É mais fácil a rimar."


Há umas semanas, na escola da Mathilde e da Manon, aconteceu a semana das línguas. Cada dia foi dedicado a uma língua seleccionada com acções e trabalhos que o assinalaram.
Para o dia da língua portuguesa convidaram-me a inventar qualquer coisa para começar a manhã dos mais de 500 alunos da Infantil, Pré-primária e Primária, pais e professores.
Lá fomos nós. Eu toquei e as manas cantaram, com power-points ilustrativos.

A primeira canção foi sobre os erros, "É assim! Prontos! Portanto!", uma canção feita há mais de 6 anos para o Homem que Mordeu o Cão TV e que me deu prazer revisitar. Alterei a melodia, a sequência dos verso, tirei uns e acrescentei outros novos. Um corte e costura cujo resultado intrigou os espectadores mais novos e fez sorrir os mais crescidos.

A segunda sobre os nomes colectivos os (nossos), antigamente denominados, substantivos colectivos.

Foi uma cantoria pegada e à desgarrada.

A Mathilde e a Manon portaram-se muuuuito bem. E ficaram a saber o que é um carrilhão, uma réstia, uma corja, um souto, etc, etc, pelo meio de varas, alcateias, cardumes e outros nomes mais usados.

Fico sempre tão contente quando estas coisas que invento servem para elas aprenderem.

E fico sempre tão babada com as nossas artistas de palmo e meio.

Temos esta imensa sorte de na escola nos darem oportunidades que permitem às nossas filhas aprenderem com divertimento, não só a matéria mas também o saber estar à vontade, descontraídas, em público, sem atrapalhações, sem exaltações, apenas estar e desfrutar. E é um prazer vê-las.
Bravo! Meninas!

Sem comentários: