domingo, 9 de janeiro de 2011

Let it snow!

Fomos passar os últimos dias de 2010 a Béjar, a 80 km de Salamanca.
O Xav descobriu esta sierra na net, com uma pequenina estação de ski, fantástica para as miúdas.
Ele, francês, descobriu Béjar agora mas quando lá chegámos percebemos que Béjar já tinha sido descoberta pelos portugueses para aí em 1500. Estava a abarrotar de lusitanos.


Foram cinco dias muito divertidos que começaram com batalhas de bolas de neve e terminaram a desenhar anjos com o nosso corpo no chão (inspiradas que estavam as manas pela recente edição de "A Bela e o Monstro").

A Mathilde e a Manon herdaram os genes "skiantes" do pai. Ao fim de de duas ou três descidazitas já andavam completamente independentes, meios mecânicos para cima, aqui vou eu sem hesitações para baixo.
A Mathilde no final do primeiro dia descia em paralelos e melhor do que eu, mas eu também não tenho os genes do pai, o delas, e isto só por osmose não é a mesma coisa;).

Não se queixaram de nada uma única vez. Nem que estavam cansadas (e que aquilo cansa!, para mim é um treino de Comandos, os skis, o peso, os fatos, as botas, o frio, as luvas, as máscaras, eu sei lá...), nem que estava frio (e apanhámos dois nevões com muito vento), nem se caíam (o que quase não aconteceu porque as miúdas têm mesmo jeito para a coisa), nem que tinham fome, ou sede, ou que estavam fartas, nada. Passaram os dias com um sorriso de orelha a orelha e sem parar de subir e descer.
Levámo-las à pista mais comprida e um pouquinho mais difícil e elas desceram 2500m sem um "Ai!".
A Manon caiu duas ou três vezes de forma espectacular, estilo mergulho, e levantou-se sempre a rir.

O papá veio de lá radiante. Para ele, que foi professor de ski durante 5 anos, era quase vital elas gostarem da montanha. Objectivo completamente atingido:)

No último dia, como prometido, andámos de trenó, aqueles pequeninos que parecem pás onde nos sentamos para deslizar e rebolar. Elas pareciam bonecos animados a rir sem parar. Fizemos várias experiências, umas mais bem conseguidas que outras, em fila, lado a lado, ao contrário, a rodar, o que nos deu na cabeça.


Terminámos com um boneco de neve, feito um pouco à pressa, pela Mathilde e por mim, porque queríamos tanto fazê-lo que resistimos ao frio. Ficou pequenino mas jeitosinho. Ou não... ;)



A Mathilde portou-se como uma senhorinha, sempre muito digna na sua atitude e movimento.


A Manon, pequenina, com o seu ar de boneco vestida de cores berrantes, foi alvo de um comentário luso que muito nos fez rir, "Já viste esta miúda? Parece um teletubbie!".
Não resisti e chamei-a para descermos "Vamos lá ó Tinky Winky!".



Adoraram.
Desejam voltar.
Nós também.

Sem comentários: