domingo, 28 de março de 2010

Rien n'arrête la modernité (nem as piadinhas dos piadistas)!!


Nada pára a modernidade! Expressão que plagio ao Xav desde que o conheço e que é acertada como as contas certas.

Uma amiga, a São, enviou-me um Tangram há uns anos, pelo Natal.
Nunca tinha tido tal coisa. Achei muita graça e de alguma dificuldade para quem nunca se aventurara em tal terreno antes.

Na semana passada, quando entrei na sala de aula da Mathilde deparei-me com, colados numa das paredes, trabalhos de título TANGRAM.

Os miúdos de 5 anos fazem Tangram...

Na sexta resolvi brincar com a Mathilde e o papá que como "Géo Trouvetout" (leia-se Professor Pardal)de serviço, cortou logo mais dois jogos de peças em cortiça para podermos jogar os 3 à disputa.

A Mathilde não estava propriamente muito preocupada com as formas propostas pelo papelinho que acompanha as figuras geométrica, preferia criar figuras qual artista desregrada, e ria-se com as nossas tentativas de vitória.

A competição não me correu nada mal mas houve lá um "gato" que me desesperou por perda da noção de tamanho e, claro, sobravam-me sempre peças desse eu as voltas que desse, estava engatado o Tangram e quando, ao som do riso do meu adversário, me preparava para mudar de animal, ou pelo menos de gato, e comentava pela quarta vez "O meu não funciona! Mas porque é que o meu não funciona?!", oiço como resposta desprendida e sem levantar os olhos das suas invenções em madeira a menina Mathilde, "Não funciona? Se calhar não tem pilhas..."

E riu-se! Raça da miúda mais as suas piadas aos 5 anos :D

A minha sorte foi a Manon estar na escola e não ter jogado connosco senão, provavelmente, teria tido direito a outra piadinha de ainda mais tenra idade para além da abada que ela seria capaz de me dar com a sua elevada capacidade de orientação geométrica que sempre me espantou.
Tenho de experimentar com ela mas sem me pôr a jeito para comentários destas catraias que não deixam escapar uma :D

2 comentários:

são gomes disse...

Nadinha mesmo!
Mais moderno mas sem o encanto de rodar a peças e descobrir que falta um bocainho ou tem biquinho a mais, o tangram online. Sempre ajuda a libertar a mente.

http://www.puzzlechoice.com/pc/Tangramx.html

Gilly disse...

Resumindo e concluindo: meteste pilhas no gato e siga para bingo. :-P

Impressionantes as "saídas" da pequenada!
E a minha que nunca mais fala! :-D