sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Lengalenga

Adoro Lengalengas.

A minha avó contava-me assim:

"Rouxinol que tão bem cantas
onde aprendeste a cantar?
Foi nos paços da rainha
onde o Rei vai passear.
A Rainha vai para as cortes,
o Rei vai para o mar
apanhar conchinhas de oiro
para o Infante brincar."

A minha mãe sentava-me ao colo e fazia-me saltar ao ritmo de:

"Arre burro para Azeitão
Carregado de feijão
É p'ra mim e p'ró meu cão
O meu cão não está cá
Está no Rio de Janeiro
A cavalo num carneiro
Faz andar ao corropio
Corrupio-pio-pio
Corrupio-pio-pio"

E quando me embalavam:

"Tão-balalão
Cabeça de cão,
Orelhas de gato,
Não tem coração.
Rei, capitão
Soldado, ladrão.
Menina bonita
Do meu coração."


A Mathilde anda há uns dias com:

"Enrola o melão
Desenrola a melância
Se queres casar comigo
vai pedir à tua tia
ó zi ó zá,
ó zi ó zi ó zá!"

E uma outra que parece ser algo como:

"Bom dia Sr. Vizinho
Olé, olá
Olá, como está?
Dê-me um tostão
p'ra eu ir ao correio
comprar um balão
se não chover"

Ri-se e diz:
É a lengalenga!

E continua:

"Sola sapato
Rei rainha
Foi ao mar
Pescar sardinha
Para o filho
Do juiz
Que está preso
Pelo nariz
Salta a pulga
Na balança
Dá um pulo
Até à França
Os cavalos a correr
As meninas a aprender
Qual será a mais bonita
Que se vai esconder"

(Se bem que eu gostava mais de:

"Pico, pico, saranico,
Quem te deu tamanho bico?
Foi o filho do juiz,
Que está preso pelo nariz... etc)

E a Manon ali ao pé vai palrando ao mesmo tempo:

"La, la, la, la
tu, tu, la, la
ti, ti, la, la
bebé, bebé, la, la"

E quando acabam, batem palmas uma à outra.
E nós aplaudimos também, claro está.

3 comentários:

Monica disse...

As lenga lengas são uma delicia. Tb gosto e gostava muito quando era pequenina. São as coisas boas da vida, é o que é. :)

beijinho**

Confras disse...

Eu gosto da do filho do juiz, com a versão de "pico, pico, sarapico". Costumava repeti-la muitas vezes com a minha avó.

Unknown disse...

É sempre BOM recordar e partilhar estas "reliquias " do passado...Afinal as " Pérolas " do Futuro nascem e crescem a partir das raizes do Passado. Parabéns !!