segunda-feira, 11 de junho de 2007

Uma pata e quatro patos II



Nova estação, nova "ninhada".

No sábado um dos patinhos apanhou o susto da sua tenra vida com a Manon que tentava pegar nele como se fosse um dos seus peluches, e fazia-lhes festinhas enquanto lhes apertava uma pata ou o pescoço (o bicho não se magoou, eu velei pela sua saúde). O jeitinho desajeitado que caracteriza os seus 14 meses e que é um miminho, eu adoro.

A Mathilde, muito atenciosa, tocou-lhes com cuidado, com aquele ar de irmã mais velha responsável, do alto dos seus imensos 3 anos, tão derretida como a mais pequenina.

As duas concentradíssimas e maravilhadas com aquelas 4 coisinhas amarelas.
Nós, os pais, também.

Tudo isto perante uma mãe pata muito simpática que abanava o rabo ao ver-nos oferecer um queque aos bocadinhos aos seus filhotes.

Pergunta de etologia "As patas têm sempre 4 patinhos?"
Refiro-me aos filhos patos, que já lá diz a piadinha infantil - Quantas patas tem um pato? Tem as patas que ele quiser.
O que me leva a outra questão: Os patos e as patas casam para toda a vida quais cavalos marinhos? Ou são mais libertinos?

Em todo o caso, a mamã e sua prole encantaram uma bonita manhã no parque.

3 comentários:

Sara disse...

Vimos esses mesmos patinhos, nesse mesmo sitio (da foto) um dia depois :). A nossa pequenita não ligou grande coisa. Olhou para eles disse: "oh! tão fofinhos" e a seguir exclamou "quero ir andar no escorrega!". E foi isto ;)

Anónimo disse...

"Lá vem o pato, pata aqui, pata acolá, lá vem o pato para ver o que aqui há", Lembra maman?
Também tenho um fascínio grande por esses amarelos fofinhos e um dia quando bem pequenina maltratei um pintaínho ao apertá-lo demais para não m'o tirarem :(
Ainda hoje isso causa um dorzinha irremediável.
Curiosamente já vi ninhadas de muitos mais, no rio, atrás da mãe. E sim, que as patas também têm os patos que quiserem. Os cisnes é que têm uma paixão para toda a vida.

Monica disse...

E assim andei desaparecida..à pála da faculdade. Mas só por acaso esta mesma faculdade tb tem patos, acabadinhos de nascer xD

E pronto sempre parece que não há casamento para a vida toda..entre os patos klaro está.

beijinho**