terça-feira, 21 de novembro de 2006

Estrumpfes ou talvez não

Poucos dias depois de nascer a Mathilde e a Manon de tão parecidas pareciam iguais. Feitas na mesma fábrica, as Manas M, dizia-me um amigo.

Como a Mathilde é o retrato do pai, vendo a Manon tão parecida com ela quando recém-nascida levava-me a comentar que estava rodeada de estrumpfes, não porque fossem azuis mas porque todos tinham a mesma cara.

Os meses têm passado ligeirinhos e as diferenças vão-se acentuando, há um ar de família inegável, bastantes semelhanças, mas tanto o corpo como a alma se revelam diferentes.

A Mathilde era muito calma e ao mesmo tempo "Champagne", com bolhinhas alegres que fazem cócegas no palato e não dão ressaca, a Manon é o cúmulo da calma, é mel, doce como as coisas doces, sempre sempre sorridente.

A Mathilde percorreu os parâmetros de desenvolvimento com desenvoltura e por vezes espantando-nos na sua precocidade, não ligando nenhuma a actividades comuns à maioria dos bebés; nunca se interessou pelos pés, nunca se descalçou ou tentou comer os sapatos, nunca lhe apeteceu rodar ou rebolar, praticamente não gatinhou porque o que ela queria era andar, não ligou à chucha até ao ano (e agora é a sua amiga dos tempos conturbados, apensa ao Monsieur Chat) e não queria que alguém ligasse entretendo-se a roubar chuchas aos coleguinhas da creche e atirando-as para longe desencadeando choros irritados, nunca dormiu em viagens de carro, ai! que as crianças adormecem logo e os solavancos embalam e pois e tal... qual quê?!, qual carapuça?! , nada! A Mathilde só dorme no carro se estiver esgotada e ainda assim é porque não tem nada para fazer, odeia andar de carro, é para ela o maior dos aborrecimentos.

A Manon adora os pés, descalça-se 17 vezes por minuto, come os sapatos preferindo-os a qualquer brinquedo, tenta rodar e rebolar há bastante tempo, vamos lá ver se gatinhar está nos seus planos ou se vai preferir saltar essa etapa como a irmã, a chucha interessa-lhe Q.B. mas bastante mais do que à sua frangine ainée na mesma altura, por enquanto não se mete com os amiguinhos da creche e dorme que nem uma perdida no carro.

Nenhuma das duas cede ao sono quando passeia no carrinho, dure o que a voltinha durar, só em caso de necessidade extrema, são dorminhocas natas inatas na ordem das 12 a 14 horas por noite (a Mathilde é assim desde os 4 meses, a Manon continua como boa esfomeada a acordar ao menos uma vez, bebe o seu biberon gigante em menos de tempo nenhum e continua a dormir o resto das suas horitas de descanso e sonho, de extrema importância para o crescimento e maturação do Sistema Nervoso Central) e a Mathilde, se em casa, mais 2 horas no mínimo de sesta, o que me tem valido comentários menos agradáveis de pais arreliados porque os filhos não dormem, e eu dou graças a Deus todos os dias, é que dou mesmo!Abençoadas crianças! Lindas meninas! Maravilhosas bebés! Muito obrigada!!

Os primeiros dentes da Mathilde saíram aos 8 meses, os da Manon quase aos seis, a Mathilde é branquinha branquinha com o cabelo igual ao meu, castanho, nem escuro nem claro, castanho, fininho, com jeitinhos encaracolados nas pontas e os olhos iguais aos do pai, na forma de amêndoa e na cor de avelã, a Manon tem a tez mais moreninha, cabelo mais espesso, entre o loiro escuro e o castanho muito muito claro, uma espécie de dourado à luz do sol, que parece querer encaracolar, e olhos risonhos, duas meias-luas, parecidos com os meus.

As duas são redondinhas, doces e macias. E são lindas, as Manas M.
Os meus tesourinhos que pareciam tão iguais e são tão diferentes apesar de feitas na mesma fábrica.

1 comentário:

Sara disse...

É uma bela fábrica, disso não há dúvida :)