segunda-feira, 12 de março de 2012

Ler

As manas M mergulharam no prazer da leitura.

A Mathilde está imparável. Leva um livro para todo o lado. Para a mesa, para o carro, para o sofá, para a cama, para o restaurante, para a bicicleta, para todo o lado. Lê depressa e bem e anda fascinada por sentir o que lhe digo desde sempre - os livros são maravilhosos porque nos fazem viajar, imaginar, porque se levam connosco para qualquer lugar, porque nos ajudam a ler cada vez melhor, a escrever cada vez melhor, nos fazem descobrir palavras, lugares, formas de ver o mundo, nos emocionam, nos encantam, porque cheiram bem, porque um livro pode ser o nosso melhor amigo em alguns momentos.
Para além destas boas sensações, uma outra a enche de orgulho. Em praticamente um só dia, leu um livro quase todo. Um livro cheio de palavras, com mais de 100 páginas, e sonha já com os próximos.

A Manon, que sempre adorou livros, muito nos sorriamos nós quando ao fim-de-semana de manhã, bem pequenina, ela acordava e ficava na cama com pequenas montanhas de livros à sua volta e quando entravamos no quarto ela nos dizia que estava a ler, começou ontem um livro "grande" só dela, que pediu porque queria muito ler a "Poppy".
Lê mais devagar e por vezes pede-me para reler algumas passagens para ter a certeza de ter percebido tudo e, tal como a irmã, leva o livro para todo o lado, a ponto de hoje, numa festa de anos, o querer levar para a casa de banho, já agora lia mais um bocadinho :D :D

A Mathilde disse-lhe hoje: "Manon, sabes que leres um livro desses é importante porque é um livro quase como os da mamã!"
E isto, é um elogio muito grande :) porque a espantava, antes desta imensa vontade de ler, como é que eu lia tantas páginas sem bonecos nenhuns.

Estamos felizes e orgulhosos. Não é todos os dias que duas meninas de 5 e 7 anos resolvem ir almoçar fora de livro atrás e ficam quietas e concentradas a imaginar as imagens das suas histórias enquanto o almoço não chega.
Para mim então!, que sonho com um biblioteca como Bela de "A Bela e o Monstro", é um contentamento gigante!

Sem comentários: