quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Marrakech

Já há uns anos que falávamos em passar um fim-de-semana comprido (melhor dizendo, um fim-de-semana mais dois dias porque o que é afinal um fim-de-semana comprido?, o fim-de-semana, oficialmente calendarizado há séculos, tem dois dias e não há como alterar no sentido crescente, valha-nos a sorte da troika não ter imposto a sua redução, ou impôs?, indirectamente?, pois...), em Marrakech, a "pérola do sul" no sudoeste marroquino.

Uma promoção, daquelas gritantes, sobretudo para alguém que vive para as férias, contemplada no écran do computador logo no dia a seguir ao regresso das últimas férias levou-nos não um fim-de-semana, curto ou comprido, mas onze dias à "cidade vermelha".

Fomos pois no final de Agosto para o sopé do Atlas à procura de abençoados 40 graus. Fazemos parte daquele grupo de pessoas que gostam de calor, muuuito calor!
Esteve calor, sem dúvida, uma maravilha!, durante os primeiros quatro dias. Os outros sete esteve calor mas menos. Ainda assim, abençoada temperatura elevada no suposto final de um Verão muito pouco abrasador em Portugal.




A Mathilde e a Manon divertiram-se como sempre.

Puderam voltar a subir ao trapézio e "voar" pelos ares.




Saltaram em trampolins.



Jogaram ténis.



Fizeram tiro ao arco.





Fizeram tatuagens.





Beberam sumo de laranja e comeram pistácios e cajus.



Vestiram-se a rigor e fizeram espectáculos.





Andaram de camelo.





Nadaram e mergulharam até a pele ficar tipo passa.





Nos passeios pela cidade, fomos à Praça Djemaa el Fna, a praça mais movimentada, na medina de Marrakech, com saltimbancos, acrobatas, encantadores de serpentes, curandeiros, músicos, dançarinos, contadores de histórias, mulheres que fazem tatuagens, domadores de macacos e até comerciantes de dentes, dispersos entre barracas com comida típica.















Passeámos pelo souk e não nos perdemos!!!







Demos a volta à cidade numa carroça
























e voltámos a entrar (a primeira vez foi em Agadir há oito anos) numa farmácia dita "100% naturel", onde mais uma vez o huile d'argan se mostrou a cura para todos os males. Segundo o vendedor trata desde verrugas a vesículas preguiçosas passando pelas doenças cardiovasculares, as endocrinológicas, as infecções urinárias, as úlceras gástricas e a impotência. A panaceia universal! Pelo sim pelo não comprei um creme anti-age, pode ser que me tire vinte anos...



Fomos também ao Jardin Majorelle, criado pelo pintor Jacques Majorelle e continuado por Yves Saint Laurent, muito bonito e, a nosso ver, imperdível.





















Foram umas belas férias, um recarregar de baterias para a rentrée escolar!



2 comentários:

Helena Limpo disse...

Fotos maravilhosas! Muitas felicidades e que tudo corra muito bem neste novo ano escolar das filhotas lindas*
Lena Limpo

G_ticopei disse...

Olá Maria. Há muito tempo acompanho o seu blog e acho que nunca comentei, mas hoje sim, porque este post fez-me sentir pertinho de vocês, pois desde Julho passado mudei-me com a minha família para Marrocos:) Não estou em Marraquexe, mas em Tanger, mas mesmo assim... gostei de ver as fotos tão próximas de uma nova realidade e nova vida que acabámos de iniciar:) Bjinhos para si e para a sua família linda, que as meninas são um encanto:)