sexta-feira, 7 de maio de 2010

"Mi dá até vontadi di chorá!"


Há décadas já, quando o Herman me fazia rir de manhã na Rádio Comercial com textos do Nuno (que eu nem sabia quem era), uma das suas pérolas era a radionovela chamada "Mamãe".

O protagonista, Mirtinho Neném, torneiro mecânico, tinha uma expressão deslumbrada quando via algo novo. Por exemplo, quando chega a Portugal, à procura dji sua mamãe, e no Martim Moniz se depara com o Centro Comercial da Mouraria, exclama:
"Centrô Cômerrciau da Mouraría. Nosssa! Que edjifíciô boniito! É o edjifíciô maixx boniito que eu vi em tôda a minha vida. Mi dá até vontadji dji chorá!"

Sobe a Almirante Reis e perante a estátua da Praça do Areeiro (Sá Carneiro) maravilha-se e insiste:
"Nosssa! Qui istátua boniita! É a istátua mais boniita qui eu vi em tôda a minha vida! Mi dá até vontadji dji chorá! Não tem corrpo, só tem cabêça... Ah! Já sei! É o S. João Baptista!"

E mais tarde, a propósito da filha de um grande empresário de Poias-de-cima, a minina Neuza (se não me engano na graça da dita), quando de manhã a mãe da rapariga lhe pergunta se ele dormiu bem, ele responde:
"Muitô bem! Minina Neuza mi mostrou um buraquinhô com cheirinhô a maresia, mi deu até vontadji dji chup... de chorá, né?"

Era a imagem de marca, a frase de posicionamento, o bordão, o must de Mirtinho Neném.

E não é que tenho um Mirtinho em casa?
A Manon diz constantemente coisas parecidas.
"Que carro tão bonito! É o carro mais bonito que eu já vi!"
"Que desenho tão lindo! É o desenho mais lindo que eu já vi!"
"Que casa tão gira! É a casa mais gira que eu vi na vida!"
etc, etc, etc...

Eu digo-lhe que ela tem uma costela Mirtinho Neném e ela não me liga nenhuma e insiste "É a canção mais bonita que eu já ouvi!"

E eu penso com muita força "Mi dá até vontadi di chorá!" ;):D

Sem comentários: