sexta-feira, 7 de maio de 2010

75 anos, bibelots e Jesus and Mary "chained"

A vovó fez anos, 75, no dia 5.
Fomos lá cantar-lhe os parabéns e saímos de lá com mais presentes do que chegámos.

A casa da vovó, cheia de bibelots de tempos passados, provoca sempre uma curiosidade elevada nas manas M. Adoram mexer nos anjinhos e chinesinhas e princesinhas e caixinhas e patinhos e cãezinhos e sapatinhos e xícarazinhas e outros objectos acabados em "inho" ou não, que pululam nos armários, estantes, mesas e outros móveis espalhados pela casa.
A minha mãe não resiste àquelas carinhas insinuantes quando pegam na bonecada e dá-lhes tudo. Qualquer dia pedem-me um armário de vidrinhos para arrumarem os bibelots.
A Mathilde, mais cuidadosa do que a Manon, já afirma que assim a vovó fica sem nada e eu já lhes sugeri que quando formos aos mercadinhos de objectos antigos pudemos comprar uns quantos bonequinhos para lhe oferecer e ir mantendo o pool da minha mãe.

No dia dos anos dela, a Manon trouxe uma balança miniatura e a Mathilde um casal de namorados muito juntinhos e com um ar feliz.
Enquanto estão lá em casa, para além dos espectáculos e das acrobacias novas que querem mostrar, entretêm-se a criar mundos com as personagens que lá habitam. O casal de namorados teve direito a um devaneio inocente-católico-like-ou-talvez-não da parte da Mathilde que acabou comigo a rebater que o Jesus era FILHO da Maria e NÃO NAMORADO da mãe.
São tempos difíceis para a Igreja Católica, sejamos, mais do que não seja, factualmente correctos :D

(Falando da Igreja Católica, e eu que não consigo chamar Bento XVI ao Papa?! Chamo-lhe sempre Cardeal Ratzinger. Devo ter aqui uma resistência qualquer à sua promoção a representante de Deus na terra.)

75 anos. Parabéns vovó!
Os teus bibelots são um sucesso.
Também eu brinquei muito com eles. Prometo nunca os vender no E-Bay e deixar escrito que são um legado familiar a passar de geração em geração.

Aqui fica, escrito, para já!

1 comentário:

Catarina Fraga disse...

Boa tarde,

O meu nome é Catherine Fraga e faço parte da equipa do programa "Querida Júlia", apresentado diariamente por Júlia Pinheiro, na SIC.

Tomei a liberdade de a contactar porque, depois de uma pesquisa na internet, onde me deparei com o seu blogue: M&M, que está muito engraçado... Depois de ler o seu post: "75 anos, bibelots e Jesus and Mary "chained" lembrei-me que me poderia ajudar, com um programa que estamos a preparar, para a próxima semana.

Gostaríamos de falar sobre uma característica de muitas casas portuguesas, muito frequente há alguns anos... Ou seja, estamos a preparar um programa sobre mulheres que gostam de ornamentar as suas casas, com bibelôs, naperons, colchas em crochet e que não gostam de ver os móveis vazios... Mesmo que já não exista mais espaço onde se possam colocar...

Cada peça tem uma história, um local próprio para estar e não se importam de perder tempo a limpar o pó das mesmas...

Esta tendência, que os "jovens" de hoje abandonaram era uma questão praticamente cultural... Aliás muitos jovens terão optado por ter o mínimo de peças nas suas casas, porque eram muitas as vezes que comentavam com as mães que a casa estava cheia, que já não havia espaço para mais nenhum..

Hoje, voltamos a gostar das coisas do antigamente, que até têm um ar kitsh... Será que a sua avó acharia piada participar no referido programa?

Grata pela atenção dispensada,

Com os melhores cumprimentos,

Catherine Fraga
962244971