sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
Conta, peso e medida
No início do 2º período recebemos a "Ficha de observação do aluno" da Mathilde.
Tem várias áreas:
Formação Pessoal e Social
Expressão e Comunicação
Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita
Domínio da Matemática
Cada uma delas com muitos itens.
A escala de avaliação é de 1 (Não adquirido) a 5 (Bem adquirido).
Pelo meio dos 5 todos um 3 (em aquisição) chamou-nos a atenção - "Compreende noções relativas a conceitos de peso".
Uns dias depois, no carro...
Mamã - Mathilde, quem é que é mais pesada? Tu ou a Manon?
Mathilde - Sou eu, claro.
Mamã - E entre a mamã e a Manon?
Mathilde - És tu!
Papá - Et qui est le plus lourd, papa ou toi?
Mathilde - C'est toi papa, pourquoi?
Papá - Et si je te demande entre papa et maman?
Mathilde - ... Les deux!
E riu-se, espertalhona, com um ar de quem não queria ferir susceptibilidades, pelo meio de um sorrisinho malandro.
Parece-nos que o conceito está em franca aquisição, temperado com uma noção de gentileza social;)
Sem comentários:
Enviar um comentário