quinta-feira, 11 de setembro de 2008

My first day at school

A Mathilde mudou de escola. Ontem foi o primeiro dia, numa escola grande, muito grande.
Não me recordo bem do meu primeiro dia no mundo dos anos lectivos mas lembro-me do regresso às aulas todos os Outonos e do prazer do cheiro dos cadernos, dos livros, dos estojos cheios de borrachas e lápis.
Lembro-me das folhas a cair e do tempo a tornar tudo dourado, caqui, avermelhado, aquelas cores outonais que me encantam, as aulas começavam bem mais tarde, em Outubro e muitas vezes no final do mês, a estação estava equinocicamente instalada.

O Outono, porém, não é a minha estação. Apenas as cores e o cheiro dos livros.
A mudança de hora, as folhas a cair carregando com elas um simbolismo murcho aplicável à condição humana, os dias a encolherem até ao solstício de Inverno, a antecipação de meses de frio e chuva e trabalho, criam um cenário que não me apraz por aí além.
Como optimista de serviço pessoal e da humanidade posso, e faço-o, olhar para o Outono como a curva descendente para um final de ciclo, natural e necessário, centrar-me no bonito tapete que as folhas caídas tecem, no som dos passos sobre elas, no cheiro a terra molhada, no recomeço empreendedor após o retiro estival e, no entanto, reafirmo, o Outono não é a minha estação. No combóio calendarizado eu saio no Verão e se o combóio não pára eu salto em andamento.

Só que este ano a Mathilde mudou de escola e ontem foi o primeiro dia. Na véspera fomos comprar o "material" pedido e eu mergulhei na infância e a minha amígdala temporal (o centro da memória emocional) andou aos pulinhos de alegria por entre cadernos e lancheiras, e o Outono foi ontem o meu destino amado, apesar de ainda ser Verão.

O dossier que ela escolheu foi, pois claro, um com todas as princesas Disney vestidas de dourados e mais dourados. É bem bonito mas, para grande pena dela, demasiado pequeno e depois da escola, a pedido da proprietária e com a ajuda deste querido e dotado Senhor, resolvemos o assunto assim:






É o dossier mais giro e personalizado que ela já teve, o seu primeiro efectivamente pré-escolar, que um dia valerá milhares no ebay ;)
Escreveu orgulhosamente o seu nome na lombada.


Hoje, depois da escola, comentou entusiasmada: "O dossier ficou na minha sala, disseram-me que era muito giro!"

Chamo a atenção para a dragona de saltos altos, para o poney-porco ao lado da princesa a saltar num trampolim e para a ausência de asas da abelha que as deixou em casa, tudo a pedido da Mathilde.
Nunca me canso de ver o Nuno a desenhar, é de se ficar de com expressão de peixe fora de água, "Nuno faz-me uma sereia!" e ele faz, "Nuno faz-me a Stitch!" e ele faz, é impressionante!, tudo a traço preciso e imediato, sem espinhas, sem borrões, sem remendos, tudo como se já lá estivesse e ele só sublinhasse.

Obrigada Nuno!! Beijinhos da Mathilde, mais uma vez!!

5 comentários:

Cinderela disse...

É incrível o talento do Nuno! Eu fico boquiaberta sempre que vejo alguém com um talento desses. A única coisa que eu faço perfeita ... é uma flor. A pedido da minha filha, tentei fazer um cavalo e parecia uma galinha de 4 patas! Que desgraça a minha!

Engraçado que a minha filha também vai mudar de escola. Vai agora para um colégio enorme. Começa dia 15 e estou muito apreensiva por esta mudança. Como se comportou a Mathilde à mudança?

Beijinhos às duas lindas princesinhas.

Da princesa "Cinderela" :)

borrowingme disse...

grande... grane demais para estas nossas bebés...
bjs

M e M disse...

Ora ora Cinderela! De certeza que fazes bastantes outras coisas perfeitas para a tua filha:)!

Até agora a Mathilde tem estado a gostar e anda muito entusiasmada. Parece-me que se sente importante e crescida. Espero que continue assim, já que estes 3 primeiros dias foram apenas uma pequena amostra.

A mudança é muito grande, acompanha o tamanho da escola mas as crianças são muito maiores em termos de capacidade de adaptação do que nós, os (supostamente) grandes.
Quanto mais as observo mais me fascina o equilíbrio homeostático que conseguem aparentemente com bastante menos esforço e muito mais prazer do que os adultos.

Espero que corra tudo bem com a tua pequenina.

Confras disse...

Eu cá gosto muito do Outono. Ou melhor, gosto da mudança de estações. No fim do Verão, acabo sempre por ter saudades dos dias de frio, de vestir cachecóis e luvas, de beber chá quente ou comer castanhas. E aquela coisa de escrever na primeira página de um caderno também é estranhamente agradável.

Muito boa sorte para esta nova etapa da Mathilde, que cresce a olhos vistos!

Ahh, e não podia deixar de dizer que o dossier está mesmo mesmo demais!

Cinderela disse...

Olá Mamã M&M!
A primeira semana no colégio, correu às mil maravilhas! Quem diria! Afinal os pequeninos adaptam-se mesmo melhor que nós! É tão agradável ouvi-la dizer " Mãe, gosto tanto de estar no colégio! Os meninos são muito amorosos!". Assim vale mesmo a pena!