segunda-feira, 26 de maio de 2008

"Picocas"


Gosto de mercados, prefiro os de rua e o comércio tradicional e sem esquisitices aprecio também mini, super e hiper-mercados.
Não resisto àquelas promoções "Leve 2! Pague 1!" Em tempos consegui comprar um conjunto de maionese-ketchup-mostarda daquela muito má, só porque trazia uma tampa dragão pela qual me apaixonei à primeira vista. Tendo em conta que nenhum dos 3 produtos era consumido cá em casa e que todos acabaram fora de prazo, ainda fechados, no caixote do lixo, talvez tenha sido um pouco, digamos, absurda a compra. Não se perdeu tudo, a tampa, apesar de lesionada ao ponto de já não se parecer com tampa alguma, ainda dá felicidade à Mathilde e à Manon sendo usada para compôr as histórias que inventam no banho.

Há uns anos, no corredor dos produtos para bebés, encontrei uma dessas promoções, 2 champôs + 1 DVD, DVD totalmente desconhecido mas prometedor uma vez que a Mathilde despertara para a 7ª arte muito bebé ainda e hoje, tendo em conta os seus apenas 4 anos, é uma cinéfila, com uma videoteca proporcionalmente maior do que a nossa, cinéfilos também. Se a querem ver feliz é darem-lhe um filme.
Foi pois desta forma que ela descobriu "O Jardim dos Amigos", o primeiro. Descobriu ela e descobrimos o pai e eu. A Manon era apenas um projecto do nosso coração e anos depois herdou a descoberta, o gosto, e mais 3 volumes.

Num deles o Paulo, a Ticha, o Eugénio, o Afonso e a Joana cantam e dançam que se desunham com minhocas. A Manon chama-lhes "Picocas" e assim passou a designar tudo o que tem uma forma fina e alongada, de cabeça numa ponta e rabinho na outra, sem perninhas nem bracinhos. Picocas! O que eu gosto desta palavra!

Há uns dias estavam a ver um episódio da Pipi, Pipi vai ao circo, e perante uma cena protagonizada por uma domadora de serpentes e jibóias, a Manon olha para a piton gigantesca que a dita senhora colocava à volta do pescoço e exclama: "Olha mamã! Picocas! Gaaande!!"

3 comentários:

G_ticopei disse...

Foi assim tal e qual que eu também apresentei "Os amigos do Jardim" à minha filha que os ama de paixão... E também ela é uma cinéfila do melhor... De tal forma que garças a isso ganhou o privilégio de ter um leitor de dvd portátil e uma pasta arquivadora de DVD's (tamanho XL) que carrega para todo o lado, sem nunca se esquecer do respectivo cabo de alimentação pois "pode ficar sem bateria. E o do carro? Não o tiraste pois não?" Beijinhos

borrowingme disse...

sos

Maria disse...

ohhh Maria como eu te entendo... eu e as promoções, olha já me apanharam a comprar café (eu que não bebo gota dessa coisa) só por causa de uma chavena toda gira, ou então o amaciador de roupa da Confort, porque traz aqueles personagens de pano hiper giros, e as fraldas dodot? e a quintinha da Nestle?? Acreditas que no dia em que o meu filho fez um ano fui de proposito à Nestle para ir buscar o kit deles de festa do 1º aniversario?? Bem, eu sou mesmo obcecada com as promoções, mas fico feliz por encontrar-te igual a mim. Beijocas nas duas piquenas