segunda-feira, 12 de maio de 2008

"Ocês"!

Suponho que as mães e os pais têm no seu software, para além do Corrector do Word, do Quick Time e do Photoshop, um programa de discos pedidos "Quando o telefone toca" - like.

O Corrector do Word é útil para descobrir que "oussete" significa "chaussette", "tidala" significa "sentada", "fafa" significa "girafa" e "merci" é mesmo "merci".

O Quick Time faz todos os filmes de todos os géneros, cómicos, dramáticos, de acção, de aventuras, de animação, de fantasia, de culto, mudos, musicais, de ficção científica, suspense, sucessos de bilheteira garantidos ou cienema independente, tendo como protagonistas crianças que se divertem no palco infinito dos neurónios dos respectivos progenitores.

O Photoshop serve para compôr a imagem e torná-la a mais bonita de todos os tempos e o "Quando o telefone toca"- like para cantar, repetidamente, todos os discos pedidos, repetidamente.

O disco mais pedido pela Manon é "Ocês". Aqui o Corrector do Word é precioso, leia-se "Parabéns a vocês".
Pede a toda a hora, até para adormecer. Canto-lhe a letra toda e quando chega ao parabenizado, ela vai escolhendo. A ordem varia, pode começar por ela ou não, dá a volta à família, Manon, Mathilde, mamã, papá e volta ao princípio. Quando considera suficiente a cantoria, termina com "todos".
Habitualmente opto por um loop nos dois versos finais, variando o nome à medida que ela vai pedindo, e que resulta em:
"Para a menina Manon
Uma salva de palmas!

Para a menina Mathilde
Uma salva de palmas!

Para a menina mamã
Uma salva de palmas!

Para o menino papá
Uma salva de palmas!

Para os meninos todos
Uma salva de palmas!"


Aqui há uns meses a Manon e a Mathilde descobriram as "canções da Maria", as minhas por assim dizer e, sabe-se lá porquê, fascinaram-se com "A TV é nossa amiga" e pediam para ver vezes sem conta.
Fascinaram-se não comigo mas com o Nuno.
"Mamã! O Nuno!" era a frase pedinchona do momento e riam perdidamente a vê-lo a fazer a mímica das minhas canções palermas.

O Nuno esteve cá em casa a gravar este webisódio e as meninas andaram doidas de volta dele. Ó Nuno isto! Ó Nuno aquilo! A Manon deitou-se no seu colo derretidíssima e a Mathilde só queria estar ao pé dele.

Nessa noite, quando fui deitar a Manon, ela pediu o "Ocês", deu a volta à família como sempre e quando acabou disse com um sorriso satisfeito "Nuno!". E a partir daí inclui-o sempre no seu disco mais pedido.
Passou a fazer parte da família! :)

Pois para o menino Nuno uma salva de palmas! EEEHHH!

Sem comentários: