terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Tubbie Delice!



Suspeito que os Teletubbies têm imagens subliminares que fixam o olhar dos bebés ao écran.
A Mathilde adorava. A Manon adora.

Achei durante muito tempo que era um entretenimento desinteressante e mesmo um pouco palerma. Decidi-me a ver com a Mathilde, tinha ela menos de um ano, já que era o programa televisivo antes de dormir e ela se mostrava tão interessada.
Acabei por me render e hoje acho imensa graça aos bonecos. São giros, queridos, amigos, parecidos mas diferentes, educativos, coloridos, uns amores. Ensinam coisas novas todos os dias, repetem activamente conceitos fáceis que ajudam à memorização e aprendizagem para além de fomentarem a curiosidade, a amizade, a inter-ajuda e o contacto carinhoso com os seus grandes abraços (gros calîn!! - não sei como dizem em português porque sempre vi em francês e uma vez há muito tempo, ainda sem Mathilde nem Manon, em catalão - estranhíssimo os Teletubbies em catalão - em casa de uns amigos em Barcelona, os filhos bebés deles também ficavam pregados à TV))

A Manon vai pelo mesmo caminho. Não liga à televisão mas Tinky Winky, Dipsy, Laa-Laa e Po concentram a sua atenção durante meia-hora seguida.

Há qualquer coisa que provoca este fascínio imediacto, subliminar só para bebés.
Ou então Anne Wood e Andrew Davenport, que criaram na Ragdoll Productions, os Teletubbies para a BBC, tiveram uma intuição certeira.

Ah! E tem um sol absolutamente delicioso com um bebé que ri o tempo todo. E um aspirador chamado No-No, coelhos verdadeiros, flores, uma casa espacial, um cata-vento emissor de ondas televisivas e fazem Tubbie Toasts e Tubbie Delices cor-de-rosa.

Pensando melhor, a Mathilde adorava (ainda vê de vez em quando mas tem interesses mais diversificados na actualidade ;)), a Manon adora e eu adoro. Se calhar há mensagens subliminares para adultos também...

2 comentários:

Monica disse...

Eu há muito tempo que não vejo isso. Via quando dava manhã cedo antes de eu ir para a escola ( na altura primária..saudades xD) e tb nao sei porque ficava pregada a ver aquilo. Achava graça, ao sol então nem se fala. Na altura ficava a ver e pronto, era isso mesmo. Agora cho que realmente tem uma vertente educativa e bastante amorosa, carinhosa.

Ainda tenho a musica na minha cabeça..xD

beijinho**

Olinda Dinis disse...

Nunca vi isso, mas eu tambem não vejo nada para crianças, alem dos dvds do Tom Sawyer :)