quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

O Natal, esse exagero!


Mathilde - Natal 2004



Manon - Natal 2006


É sempre a mesma coisa. Ai! Que não vamos comprar muitas coisas! Ai! Que mesmo que compremos muitas coisas vamos guardá-las e damos ao longo do ano! Ai! Que os miúdos, às tantas, não ligam nem a metade! Ai! Que é sempre um exagero!

E foi.
A avó materna - vovó - comprou uma loja inteira de brinquedos.
A avó paterna - mamy - comprou metade de uma loja e um clube de dvd's.
Nós fomos mais moderados mas ainda assim não o bastante.
Os amigos e restante família fizeram o resto.
Resumindo, uma orgia de prendas tal que parecia que tínhamos 10 crianças em casa. Até me senti um pouco mal com o exagero.
A minha mãe diz que enquanto se puder, faz-se, e que se para o ano não se puder, pelo menos elas terão boas recordações de anos em que se pôde. E eu acabo por concordar.

Satisfaz-me o facto da Mathilde brincar com tudo mas mesmo tudo. Ver os livros todos, os filmes todos, jogar os jogos todos, descobrir rapidamente as potencialidades dos brinquedos e não se desinteressar. A curiosidade é manifesta e não desperdiçada. As roupas também lhe interessam e muito, é uma coquette.

A Manon, tão pequenina, pareceu achar graça ao Natal e à confusão das prendas. Interessou-lhe, claro, os embrulhos e os laços, como à irmã há 2 anos. E já mexeu e brincou com os presentes todos também.
Com a Manon fomos bem mais comedidos porque ela tem vindo a herdar o património da irmã mas o interesse parece ser muito semelhante ao da Mathilde. Acaba por pegar em tudo e sobretudo morder tudo, santa fase oral!

Foi um natal prendado e bonito. O natal é das crianças, de facto.

Sem comentários: