quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Chinesinho Limpópó


Fazemos figuras inacreditáveis a brincar com as crianças.
Quando a Mathilde era muito pequenina, teria talvez um ano e pouco, uma manhã, com um alguidar em equilíbrio precário em cima da cabeça e os dedos nos cantos externos dos olhos repuxando-os à chinês, cantei a musiqueta do Chinesinho Limpópó - Tinininini-nini-tininini-niniii... Tinininini-nini-tininini-niniii...

Claro que ela adorou, é quase certo que as crianças deliram com as figuras inacreditáveis que os pais fazem a brincar com elas e os pais deliram com o delírio dos filhos e está tudo bem, eu adorei também, sobretudo porque ela tentou logo imitar e de vez em quando punha um alguidar na cabeça, os dedos meio em cima dos olhos e cantava - Tinininini-nini-tininini-niniii...Tinininini-nini-tininini-niniii...

Nunca lhe disse que era a música de uma personagem chinesa nem que os chineses têm os olhos assim esticadinhos, nunca.

Passados meses fomos ao mercado. Estavamos num dos talhos, tratavamos de comprar o almoço e a Mathilde estava sentada no parapeito da montra. Eis senão quando, passa um pai, chinês, pelo menos os traços eram orientais, para o caso tanto faz, com um rapazito pouco maior que ela, provavelmente seu filho, bem chinesinho, com os mesmos traços orientais e os olhos assim esticadinhos. A boa da Mathilde olha para o miúdo e - Tinininini-nini-tininini-niniii...Tinininini-nini-tininini-niniii... só faltou pôr os dedos a repuxar os olhos e o embaraço teria sido total, embora nem pai nem filho se tenham apercebido.

Giro, realmente giro, sobretudo porque ela deve ter associado livremente aqueles olhos à brincadeira do alguidar e ao tema do Limpópó. Suponho que tenha sido isso, nunca saberemos, ela não sabia explicar, ainda.
Imaginei que se lhe perguntasse como é que lhe tinha saído aquilo, me responderia qual Badaró: Como ispilico? ;-)

2 comentários:

borrowingme disse...

feliz ano novo
tudo de bom para as suas bombocas e os seus papás...
um ano de 2007 cheio de fantásticas surpresas
bjs

Tânia Santos disse...

desejo um bom e feliz 2007..que seja um ano de conquistas e que todos os vossos sonhos sejam tornados realidade...sejam felizes..
beijinhos grandes

Tânia e Diogo